PUBLICIDADE
Notícias

Endividamento recua, mas ainda compromete orçamento

A proporção dos consumidores com contas ou dívidas em atraso apresenta um índice de 19% neste mês, representando queda de 6,0 pontos percentuais, em relação a maio

09:05 | 19/06/2015
NULL
NULL
A maioria (65,7%) dos consumidores de Fortaleza possuem algum tipo de dívida. Houve uma retração em relação ao mês de maio, quando o índice alcançou 69,8%, mas o percentual da renda familiar comprometida com o pagamento de dívidas limita o endividamento e o consumo.

As informações são resultado da Pesquisa sobre Endividamento do Consumidor de Fortaleza, divulgada nesta sexta-feira, 19, pela Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE).

A proporção dos consumidores com contas ou dívidas em atraso teve queda de 6,0 pontos percentuais, indo para 19% neste mês. A melhora nesse indicador traz um alento para os credores, já que tinha atingindo a taxa mais elevada dos últimos cinco anos, em maio. Os problemas financeiros afetam mais os homens (19,5% afirmam possuir contas em atraso), o grupo com idade entre 25 e 34 anos (24,1%) e com renda familiar inferior a cinco salários mínimos (19,6%).

O tempo médio de atraso é de 57 dias e a principal justificativa para o atraso é o desequilíbrio financeiro - a diferença entre a renda e os gastos correntes – citado por 61,8% dos consumidores. O segundo motivo mais citado é o adiamento, por conta do uso dos recursos em outras finalidades, com 34,0%, seguindo pela perda de prazo por esquecimento (6,6%).

Comprometimento de Renda

Os instrumentos de crédito mais utilizados pelos consumidores da capital cearense são: cartões de crédito (citados por 80,2% dos entrevistados); financiamento bancário (13,5%); empréstimos pessoais (8,6%) e carnês e crediários (7,0%).

O consumidor utilizou o crédito principalmente para a compra de eletroeletrônicos, alimentação e vestuário. O valor médio das dívidas é estimado em R$ 1.301 e prazo médio de sete meses, comprometendo 31,8% da renda familiar dos consumidores com o seu pagamento.  

Orçamento familiar

A Pesquisa de Endividamento também revela que 81,7% dos consumidores de Fortaleza afirmam fazer orçamento mensal e acompanhamento eficaz dos seus gastos e rendimentos, o que contribui para um melhor controle dos níveis de endividamento. 9,6% relataram que fazem orçamento dos rendimentos, mas sem controle eficaz dos gastos e 8,7% dos entrevistados informaram não possuir orçamento e tampouco controle dos gastos.

A falta de planejamento orçamentário é um problema crítico para o controle do endividamento, estando sempre entre um dos principais motivos para o atraso ou inadimplência.

Saiba mais
A pesquisa é realizada mensalmente e tem como objetivo indicar a capacidade de endividamento do consumidor de Fortaleza, visando conhecer o comprometimento financeiro desse, em relação ao comércio local.
Redação O POVO Online
TAGS