PUBLICIDADE
Notícias

Empresários vão avaliar propostas do governo para regularizar pagamentos do MCMV

15:50 | 25/06/2015
A indústria da construção e o governo tentam entrar em acordo para regularizar os pagamentos das obras do Minha Casa Minha Vida. Os empresários do setor se reúnem na próxima terça-feira, 30, para avaliar as propostas do governo. Alguns deles ameaçam paralisar as construções se o governo não colocar em dia os pagamentos.

Hoje o setor se encontrou com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, mas não obteve nenhuma proposta concreta para regularizar a situação. Ontem, estiveram reunidos com os ministros do Planejamento, Nelson Barbosa, e das Cidades, Gilberto Kassab, que prometeram "agilizar" o cronograma de pagamento.

Barbosa reconheceu que há atrasos nos pagamentos do governo federal às construtoras. Segundo ele, o governo tenta encontrar com o setor uma solução para regularizar os pagamentos das 1,6 milhão de casas que estão sendo construídas e evitar que os trabalhadores sejam demitidos. O Minha Casa é responsável pelo emprego direto de 500 mil trabalhadores.

Uma das propostas em discussão é diminuir o ritmo de construção das moradias contratadas no programa de habitação popular, uma das vitrines da administração PT. Pelos cálculos do setor, o governo deve às empresas entre R$ 1,5 bilhão e R$ 1,6 bilhão.

Outra alternativa é estipular um novo cronograma de pagamento. A indústria da construção diz que os atrasos eram de 15 dias, passaram para 30 e agora chegam a 60 dias. Os empresários vão marcar uma reunião para discutir se aceitam as proposições do governo ou se paralisam as obras, o que agravaria o índice de desemprego.

TAGS