PUBLICIDADE
Notícias

Economista rejeita nomeação para cargo de representante da Grécia no FMI

15:20 | 01/06/2015
A economista grega Elena Panaritis informou que não vai aceitar uma oferta para se tornar representante da Grécia no Fundo Monetário Internacional (FMI), depois de quase um terço dos parlamentares do partido do governo, o Syriza, se opor a sua nomeação.

Em comunicado, Panaritis disse que era "impossível" aceitar a nomeação tendo em vista "a reação negativa dos parlamentares e dos membros do Syriza". Panaritis, que é assistente do controverso ministro de Finanças, Yannis Varoufakis, havia sido nomeada para o cargo na sexta-feira. O atual representante do país no FMI, Thanos Catsambas, deixa o cargo hoje.

Durante o fim de semana, membros do Syriza expressaram descontentamento com a nomeação. Em uma carta para o governo, 44 parlamentares do partido afirmaram que a escolha de Panaritis era uma "total contradição com os valores, as percepções e as políticas" do partido.

Panaritis já trabalhou no Banco Mundial e foi membro do Parlamento da Grécia entre 2009 e 2012, quando o partido Pasok assinou o primeiro acordo de resgate internacional para o país.

No começo deste mês, em um movimento incomum que deu mais tempo para o país negociar suas dívidas, o governo grego sacou parte de uma reserva especial no FMI para pagar cerca de 750 milhões de euros para o próprio fundo. Catsambas, que está deixando o cargo de representante grego no FMI, participou da manobra, segundo fontes. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS