PUBLICIDADE
Notícias

Dilma diz que investiu mais em infraestrutura do que governos anteriores

13:50 | 09/06/2015
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira, 09, que seu governo investiu mais em infraestrutura, em um único mandato, do que todos os governos anteriores. Diferente do tom adotado em outros discursos, em que contrapõem os 12 anos de administração do PT aos presidentes anteriores a 2003, Dilma destacou que insere nessa avaliação inclusive os mandatos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A petista argumentou que nos oito anos de Lula os investimentos foram "destravados" no País, porque havia ausência de projetos e de financiamentos de longo prazo. Esse "grande esforço" realizado na era Lula criou as condições para que ocorressem investimentos em seu primeiro mandato, afirmou Dilma.

"Tenho certeza que os que me seguirão usarão essa plataforma para que os próximos governos continuem perseguindo investimentos sustentáveis em infraestrutura", acrescentou.

Mesmo ressaltando que nunca houve aportes tão expressivos na área de infraestrutura, Dilma disse que em governos passados "houve sim investimento" nesse setor, mas em volume menor.

Portos e aeroportos

Em seu discurso, durante cerimônia de lançamento do novo pacote de concessões, no Palácio do Planalto, Dilma disse que a modernização da lei dos portos abriu esse setor para novos investimentos. "Em menos de dois anos, quarenta terminais de uso privado foram autorizados", destacou.

Sobre os projetos em aeroportos, Dilma disse que qualquer pessoa que circule nos seis terminais já repassados à iniciativa privada sabe que o modelo de concessão "mudou o sistema para melhor". "Nós hoje temos aeroportos de padrão internacional. Eles são maiores e mais confortáveis", disse. Ela destacou ainda que a Infraero tem aprendido muito com seus sócios privados e está aplicando essa experiência nos aeroportos que administra.

Apesar de dizer que os resultados da primeira rodada de investimentos foram animadores, ela destacou que isso não significa que todas as barreiras foram ultrapassadas. "Falta muito por fazer".

A presidente colocou ainda o modal ferroviário como o "grande desafio do País". A expansão das ferrovias do País é fundamental por ser um dos melhores modais para o transporte de grãos e minérios e também por desafogar o tráfego de caminhões em rodovias, reduzindo a necessidade de manutenção. Entre os pontos destacados por Dilma, está a conclusão das concessões na ferrovia Norte-Sul.

O modelo de concessão deve variar de acordo com as particularidades de cada ferrovia, justificou Dilma. "Cada ferrovia tem uma rentabilidade e um modelo de concessão mais apropriado. Queremos reforçar de forma bem clara que vamos garantir o livre acesso a todos os trechos concedidos, um princípio fundamental de eficiência e de produtividade". Colaboraram Adriana Fernandes, Rafael Moraes Moura, André Borges e João Villaverde

TAGS