PUBLICIDADE
Notícias

Desemprego na RMSP sobe para 12,9% em maio, segundo o Seade/Dieese

10:40 | 24/06/2015
A taxa de desemprego na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) subiu para 12,9% em maio ante 12,4% em abril, mostra Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) da Fundação Seade e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgada nesta quarta-feira, 24. A taxa também ficou acima da verificada em maio de 2014, que foi de 11,4%. É a quarta elevação consecutiva e o desemprego na região na passagem de abril para maio é um "comportamento não usual para o período", diz o relatório.

No mês passado, o total de desempregados foi estimado em 1,435 milhão de pessoas, 68 mil a mais do que em abril. Esse resultado decorreu do crescimento de 0,9% da População Economicamente Ativa (PEA), após 95 mil pessoas passarem a fazer parte da força de trabalho na região, e do acréscimo "insuficiente" de 0,3% do nível de ocupação, depois da criação de 27 mil postos de trabalho, levando o total de ocupados para 9,686 milhões.

Sob a ótica setorial, o aumento do nível de ocupação decorreu de elevações nos setores da construção, com alta de 5,9%, ou criação de 41 mil postos de trabalho, e de 0,5% nos Serviços, com a geração de 26 mil postos de trabalho. Por outro lado, houve reduções de 1,6% no nível de ocupação da indústria de transformação, com eliminação de 25 mil postos de trabalho em maio, e na retração de 0,3% na ocupação no comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas, representando um corte de 5 mil ocupados.

Renda média

O rendimento médio real dos ocupados na RMSP cresceu 0,6% em abril ante março, para R$ 1.916,00. A renda média real dos assalariados avançou 0,3% no período, para R$ 1.930,00.

De acordo com o Seade e o Dieese, o avanço da renda real de ocupados é decorrente do aumento do rendimento médio, que mais que compensou a ligeira variação negativa do nível de ocupação. Quanto ao caso dos assalariados, o acréscimo na renda média real se deve à elevação do salário médio e à redução do nível de emprego na mesma intensidade. Na passagem de março para abril, a massa de rendimentos dos ocupados avançou 0,5%, enquanto a dos assalariados se manteve estável.

Na comparação com abril de 2014, houve queda dos rendimentos médios reais dos ocupados e dos assalariados, de 8,8% e 7,2%, respectivamente. Com isso, as massas de rendimentos de ambos também recuaram: 9,3% e 7,1%, nesta ordem. Segundo o Seade e o Dieese, nos dois casos, as quedas decorreram sobretudo de reduções dos rendimentos médios reais.

TAGS