PUBLICIDADE
Notícias

Desemprego em serviços deve ajudar a controlar inflação, avalia economista

13:35 | 19/06/2015
O fechamento de 115.599 vagas de emprego formal em maio, o pior para o mês desde o início da série histórica do Caged, em 1992, confirma a tendência de piora do mercado de trabalho dentro do esperado processo de ajuste da economia brasileira, avaliou o economista-chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito. Ele destacou que o fechamento de vagas no setor de serviços, apesar de negativo, pode ser "entendido como uma boa notícia", pois ajudará mais fortemente o controle da inflação.

"O resultado veio em linha com o ajuste esperado na economia brasileira por meio do mercado de trabalho. O governo tem que entregar uma desaceleração econômica de tal sorte que o emprego diminua e o salário pare de subir e até caia em termos reais", afirmou. Ele destacou que o saldo negativo de 32.602 vagas em serviços deve ajudar a controlar a inflação do setor, que vem rodando em patamares muito altos, o que servirá como um "contraponto" à alta de preços administrados e variação cambial.

"A boa notícia é que a situação está ruim. O Caged confirma a tendência de ajuste na principal variável de ajuste na economia brasileira, que é o mercado de trabalho", afirmou. Mesmo com a piora do desemprego e da renda, o economista prevê que o BC deve continuar com o ciclo de aperto monetário até conseguir ancorar as expectativas da inflação para o ano que vem. "Se a situação está ruim agora, imagine em setembro, quando deve fazer a última alta de juros, para 14,5%", disse.

TAGS