PUBLICIDADE
Notícias

Credores da Grécia preparam "oferta final" de acordo, dizem fontes

19:20 | 01/06/2015
Os credores internacionais da Grécia preparam o texto "final" do acordo de ajuda financeira ao país que será apresentado a Atenas, dizem fontes, sinalizando que os credores já estão sem paciência de negociar a questão após meses de conversas.

Segundo fontes familiarizadas com as negociações, representantes de instituições europeias e do Fundo Monetário Internacional (FMI) enviaram um rascunho das revisões econômicas que a Grécia teria que implementar à reunião de líderes europeus que aconteceu hoje em Berlim. A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, o presidente da França, François Hollande, a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, e o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, teriam trabalhado em uma "oferta final" ao primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras.

Após se recusar a aceitar medidas de austeridade dolorosas durante os meses de negociações infrutíferas, Tsipras agora poderá se ver diante de um dilema. Rejeitar o acordo poderia levar a Grécia ao default, ao controle de capital e à saída do euro. Aceitá-lo poderia dividir seu partido, o Syriza, que venceu as eleições em janeiro com a promessa de reverter a austeridade que os credores da Grécia forçaram o país a aceitar como o preço dos empréstimos de emergência desde 2010.

Os credores têm dito que não houve progresso suficiente nas negociações, que permanecem travadas em pontos como pensões, mercado de trabalho, e o tamanho do superávit primário do país nos próximos anos. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS