PUBLICIDADE
Notícias

Correção: Quantitas revisa para cima previsão do IPCA em 2015, agora em 9,2%

15:15 | 19/06/2015
A nota enviada anteriormente contém uma incorreção no primeiro parágrafo. O nome correto da empresa é Quantitas Asset Management, e não Quantitas Corretora. Segue texto corrigido:

A aceleração de 0,99% em junho do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15), considerada alta pelo mercado, motivará uma revisão das projeções de inflação por parte da Quantitas Asset Management. De acordo com o economista João Fernandes, a estimativa para o IPCA de junho deverá passar do atual 0,65% para algo entre 0,70% e 0,75%. Já a previsão para o dado fechado de 2015 subirá de 9,1% para 9,2%.

"O cenário é bastante negativo e preocupante. A inflação está pressionando muito nesses seis primeiros meses, com sinais de disseminação, mostrando que não é nada pontual", afirmou.

Segundo ele, o resultado do IPCA-15 em junho teve contribuições significativas de itens como jogos de azar, passagens aéreas e taxa de água e esgoto. "Este último reflete o reajuste feito em várias capitais em junho e ainda terá efeito em julho e agosto. Continuará pressionando a inflação nos próximos meses, por conta de reajustes que ainda serão feitos por outras cidades", explicou. Além disso, a piora gradativa dos núcleos de inflação, bem como do índice de difusão, mostra que o processo inflacionário é cada vez mais generalizado.

Para 2016, a Quantitas espera um IPCA de 6,1%. "Será muito difícil uma convergência para a meta, principalmente devido à inércia que deve carregar de 2015. Estimamos que cerca de 30% do IPCA é fortemente atrelado à inflação do ano anterior", disse.

TAGS