PUBLICIDADE
Notícias

Confiança do Consumidor volta a atingir mínima

O consumidor mostra preocupação com a situação econômica nacional, com 65,6% dos entrevistados descrevendo-a como ruim ou péssima

09:19 | 19/06/2015

O Índice de Confiança do Consumidor Fortaleza teve nova queda de 3,5% em junho. O ICC atingiu, pela terceira vez consecutiva, a menor taxa do histórico da pesquisa, iniciada em 2009, podendo inferir numa queda expressiva no potencial de consumo para os próximos meses. É o que aponta a pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE).

A queda do ICC decorreu da forte redução do Índice de Situação Presente, de 8,9%. Cabe ressaltar que pela primeira vez, desde que o indicador é acompanhado, o índice se situa na faixa de pessimismo. O Índice de Situação Futura teve leve aumento de 0,4%, atingindo o patamar de 102,6 pontos

Pretensão de compra

A taxa de pretensão de compras teve queda, passando de 43,5%, em maio, para 37,1% neste mês. A queda é ainda mais acentuada com relação ao mesmo mês do ano passado, quando o indicador alcançou a marca de 45,8%.

Expectativa dos consumidores

Grande parte dos consumidores entrevistados pelo IPDC em junho, 42,7%, considera o momento atual ótimo ou bom para a compra de bens duráveis, confirmando a piora das expectativas, já que em maio o percentual foi de 48,4%. Dentre os que demonstraram maior disposição para consumo, destacam-se os consumidores do sexo masculino (44,5%), do grupo com idade entre 18 e 24 anos (51,9%) e com renda familiar acima de dez salários mínimos (54,5%).

A pesquisa também revela que 63,9% dos consumidores de Fortaleza consideram que sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano. Já as expectativas com o futuro se mostram mais otimistas, com 73,4% dos entrevistados acreditando que sua situação financeira futura será melhor ou muito melhor do que a atual.

O consumidor de Fortaleza tem mostrado preocupações com a situação econômica nacional, com 65,6% dos entrevistados descrevendo-a como ruim ou péssima. Esse sentimento recebe influências da aceleração da inflação, do aumento dos juros e da percepção de relativa piora no mercado de trabalho trazendo expectativas negativas para o ambiente econômico dos próximos meses.

Saiba mais
A Pesquisa de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Fortaleza (ICC) é realizada mensalmente pelo IPDC- Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio, ligado à Fecomércio-CE. Tem como principal objetivo verificar a expectativa real dos consumidores, em relação à situação econômica e em relação às futuras intenções de compras.
Redação O POVO Online
TAGS