PUBLICIDADE
Notícias

China propõe que bancos não tenham mais limite de empréstimos sobre depósitos

12:30 | 24/06/2015
O governo da China disse nesta quarta-feira que enviou aos parlamentares uma proposta para remover uma regra que limita a capacidade de empréstimo dos bancos comerciais do país. Atualmente, os bancos só podem emprestar no máximo 75% do valor que é depositado. Se aprovada, a proposta seria uma emenda à lei que regula as instituições financeiras chinesas.

No comunicado, o governo diz, no entanto, que pretende continuar supervisionando a atuação dos bancos, uma vez que a regra atual tem como objetivo manter a liquidez em níveis seguros. A alteração, que será estudada pelos parlamentares, deve ajudar a estimular os empréstimos a pequenos negócios e a agricultores, afirma o governo.

O governo disse que também pode cortar a taxa média de prêmio para o seguro de acidente de trabalho para 0,75%, de 1,00% na taxa atual, e reduzir a taxa de prêmio de seguro de maternidade para 0,5%, também de 1,0%. Os cortes, que entrariam em vigor em 1 de outubro deste ano, representariam uma economia de 27 bilhões de yuans (US$ 4,35 bilhões) em despesas anuais das empresas chinesas, segundo o governo.

Além disso, a China planeja estabelecer um seguro de fundo de investimento de 300 bilhões de yuans para apoiar projetos de infraestrutura. O fundo receberá investimentos das seguradoras do país, diz o comunicado. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS