PUBLICIDADE
Notícias

Cenário econômico nacional é muito preocupante, afirma Alckmin

13:10 | 24/06/2015
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta quarta, 24, que o cenário econômico brasileiro é "muito preocupante", com inflação alta e retração na demanda, e criticou os seguidos aumentos na taxa básica de juros feitos pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Segundo ele, as altas na Selic ocorrem em um cenário de estagflação e sem pressão de demanda que gere a alta de preços.

"O cenário é muito preocupante, porque é de estagflação, de retração da atividade economia e de inflação alta. Não tem sentido esse aumento tão grande da taxa de juros, porque não tem inflação de demanda", disse. "A demanda está reprimida e (a alta) é muito de preço administrado, com um custo fiscal muito grande ao governo", completou o governador ao ser indagado pelo Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, sobre o relatório de inflação divulgado nesta quarta pelo governo que prevê alta de 9% no IPCA e queda de 1,1% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2015.

Segundo o governador, entre as áreas que poderiam ajudar a recuperar a economia estão exportação e infraestrutura, capazes, segundo ele, de gerar divisas, renda e empregos. "(É preciso) fazer um grande trabalho de apoio às empresas para reconquistar mercado e exportar mais", disse o governador. "Infraestrutura e logística geram muito emprego, com obras em ferrovias, aeroportos, portos, metrô e trens".

Alckmin participou nesta quarta, em São Carlos (SP), do anúncio de investimentos de R$ 460 milhões da Volkswagen na fábrica de motores na cidade paulista e citou o aporte como um exemplo de confiança da companhia no País e no Estado. "O grande investimento garante emprego no momento em que a economia e a indústria automotiva passa por dificuldades e dá um exemplo de confiança", concluiu.

Volkswagen

O presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels, também segue nessa linha e classifica como "muito delicadas" as situações da economia brasileira e do mercado automotivo no País. "Mesmo com momento sensível da economia, é claro que o Brasil é um País em evolução. São ciclos", afirmou Powels durante o anúncio de investimentos de R$ 460 milhões da montadora na fábrica de motores em São Carlos (SP).

Powels lembrou que a empresa tem 62 anos no Brasil e que a fábrica de veículos em São Bernardo do Campo (SP) foi a primeira da Volkswagen fora da Alemanha. "Nunca deixamos de olhar para o futuro. Acreditamos na recuperação do setor e por isso estamos hoje aqui em São Carlos para anunciar esse investimento".

TAGS