PUBLICIDADE
Notícias

Barbosa ressalta construção de rodovias no governo Dilma

12:20 | 09/06/2015
Durante sua fala para detalhar o Programa de Investimento e Logística (PIL), o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, comparou o governo Dilma Rousseff com o seu antecessor, o de Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, houve um aumento de quilômetros construídos ferrovias, sugerindo que o governo Dilma fez mais do que o de Lula. "Nos últimos quatro anos foram construídos 1 mil quilômetros de ferrovias, mais do que nos oito anos anteriores", afirmou.

Ele explicou ainda que no programa lançado nesta terça-feira, 9, serão escolhidos os modelos adequados para cada concessão. "Vamos utilizar pedido de manifestação de interesse para realizar essas concessões. Vamos adotar o modelo de concessão de outorga ou o modelo de licitação por compartilhamento de investimento, ganha quem pedir menos para o governo. Vamos adotar os modelos mais adequados para cada caso", afirmou.

Segundo o ministro, será um modelo vertical, com garantia de tráfego. Barbosa ainda falou sobre a construção da ferrovia transoceânica, que terá 3,5 mil quilômetros de extensão. "Ela cria rota alternativa para o Pacífico sem passar pelo Canal do Panamá. Queremos que esse estudo seja concluído em maio de 2016 e a partir daí começaremos o processo de analisar o processo, submeter ao TCU e fazer as licitações de trecho por trecho. O investimento é de R$ 40 bilhões", disse.

TAGS