PUBLICIDADE
Notícias

Banco Central da China corta inesperadamente juro para estabilizar economia

08:10 | 27/06/2015
Em movimento não esperado, o Banco Central do Povo da China (PBOC) cortou as duas taxas de referência da economia e o montante de reserva de depósito de alguns bancos. Em nota, o BC chinês justificou que ambos movimentos têm por intenção reduzir o custo dos empréstimos e ajudar a "estabilizar o crescimento" da segunda maior economia do mundo.

O PBOC reduziu a taxa de referência para empréstimos de um ano em 0,25 ponto porcentual para 4,85% e a taxa de depósito no mesmo porcentual para 2%. Ao mesmo tempo, foi reduzida a exigência de reserva em 0,50 ponto porcentual para os bancos com empréstimos relevantes ao setor agrícola e para pequenas empresas.

De acordo com o economista do ING, Tim Condon, a decisão reflete intenção do governo de conter uma expressiva queda do mercado acionário nos últimos dias, a qual ameaça o comportamento da economia. A retração de quase 20% no valor das ações em questões de dias coloca em risco todos os esforços que o governo têm feito recentemente para sustentar a economia, diz.

TAGS