PUBLICIDADE
Notícias

Arábia Saudita diz que sua estratégia para o petróleo está funcionando

18:30 | 01/06/2015
A estratégia saudita de defender sua fatia de mercado no setor de petróleo, sobrepondo isso à questão do preço, é um sucesso, afirmou o ministro do Petróleo do país, Ali al-Naimi, antes de um encontro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). Questionado se a estratégia da Arábia Saudita está funcionando, ao chegar em Viena para o encontro, ele disse: "Sim".

Al-Naimi não quis comentar o possível resultado da reunião de sexta-feira da Opep. Há, porém, a expectativa geral de que seja mantida a cota de produção do cartel de 30 milhões de barris ao dia, uma posição defendida pelo ministro saudita do Petróleo na reunião anterior.

A autoridade afirmou que o consumo de petróleo "será provavelmente melhor que agora" no segundo semestre do ano. "A demanda está sendo impulsionada", enquanto "a oferta está desacelerando", disse, acrescentando que os mercados da commodity caminham para uma estabilização.

Por ora, porém, o ministro saudita advertiu que "há um problema com o excesso" de produção. A curva de preços futuros está desacelerando, tornando menos atraente a produção e venda da commodity, avaliou.

Questionado sobre a perspectiva de uma alta na produção iraniana e do Iraque, al-Naimi disse que "você pode ver que eu não estou estressado e estou feliz". Segundo ele, nunca houve bloqueio para o retorno de qualquer produtor ao mercado. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS