PUBLICIDADE
Notícias

Alta no consumo residencial de gás em abril limita retração do setor, diz Abegás

17:45 | 16/06/2015
O consumo residencial de gás natural apresentou forte expansão em abril, de 29% em relação a março, e limitou a retração do setor, segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). Conforme a entidade, o setor se manteve próximo da estabilidade naquele mês, registrando o consumo de 80,5 milhões de metros cúbicos/dia, o que corresponde a leve queda de 0,28% ante o março. No acumulado do ano, no entanto, o uso de gás natural no País segue apontando crescimento, de 4,3% frente o primeiro quadrimestre de 2014.

O presidente da Abegás, Augusto Salomon, explicou, por meio de nota, que a forte alta do consumo de gás nas residências é fruto dos investimentos realizados na expansão da rede de distribuição, além do comportamento sazonal por conta das temperaturas mais amenas - o que eleva o uso de aquecedores de água, principalmente na região Sudeste.

O consumo comercial continuou apresentando resultado positivo, com crescimento de 4,2% em relação a março, enquanto o segmento industrial apresentou alta de 1,5% na comparação com o mês anterior e o de cogeração registrou aumento de +2,81%.

Energia elétrica

A Abegás destacou que, pela primeira vez em 2015, a utilização de gás natural para a geração de energia elétrica apresentou queda, de 2,2% em relação ao mês anterior, devido à redução do consumo de energia no País.

Outro segmento que apresentou retração foi o automotivo, com redução de 1,8% no consumo de GNV na comparação com março.

TAGS