PUBLICIDADE
Notícias

Agronegócio continuará na vanguarda do crescimento do País, diz Dilma

13:00 | 02/06/2015
Em um afago ao agronegócio durante a solenidade de lançamento do Plano Safra 2015/2016, a presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira, 02, que o setor "continuará na vanguarda do crescimento do País". Puxado pela safra de soja, o setor agropecuário cresceu 4,7% no primeiro trimestre do ano, enquanto a indústria teve queda de 0,3% e os serviços amargaram recuo de 0,7%.

O desempenho da agricultura ajudou a amortecer a queda do Produto Interno Bruto (PIB) - soma do valor final de todos os bens e serviços produzidos no País - no período entre janeiro e março, na comparação com o quarto trimestre de 2014.

"Tem gente que desdenha o fato de sermos potência agropecuária. Dizem 'são só commodities', uma frase que revela sobretudo um desconhecimento, uma ignorância do setor agropecuário brasileiro, desconhece que a posição conquistada pela agropecuária brasileira foi obtida com muito trabalho dos nossos produtores", discursou a presidente, durante solenidade no Palácio do Planalto. "Nos tornamos celeiro de alimentos do mundo e isso é motivo de orgulho para todos nós. Isso é vitória dos produtores e do Brasil."

Exportações

Segundo Dilma, as vendas externas do agronegócio estão entre as prioridades do plano nacional de exportações, a ser anunciado nas próximas semanas. Na avaliação da presidente, investir na agricultura "é um ótimo negócio para o Brasil".

"Vamos ter agenda sempre mais proativa de acesso a mercados", disse Dilma, destacando a importância de vencer barreiras tarifárias. "Faz parte disso nossa sistemática procura de ampliação de relações com os demais países. Foi o caso da (minha) visita ao México, será o caso da nossa relação com a União Europeia e a Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) e também na nossa visita aos Estados Unidos", afirmou a presidente.

A presidente prometeu ampliar as ações de promoção comercial e mecanismos de apoio às exportações, "tanto mecanismos creditícios quanto mecanismos regulatórios".

Plano

Ao falar do Plano Safra 2015/2016, Dilma afirmou ter certeza que os produtores brasileiros "continuarão respondendo a nosso apoio". De acordo com a presidente, as linhas voltadas para aumento da produtividade e sustentabilidade serão mantidas e os recursos para o seguro rural serão "compatíveis com compromissos já assumidos".

A presidente disse ainda que o Plano Safra 2015/2016 é um dos "pontos fundamentais" da agenda do governo. Ela ressaltou que a agricultura é um ponto diferencial da economia brasileira e ressaltou que o País não só é o maior produtor de proteínas do mundo, como também o Brasil é capaz de produzir de forma sustentável. Ela ressaltou que o programa manteve o volume de recursos para os médios produtores.

Dilma comentou, ainda, que o governo manteve o seguro agrícola e todas as linhas de seguro de crédito. "Isso significa que estamos dando atenção à nova realidade que o país está passando, afirmou. Ela lembrou que, no dia 15, o governo vai lançar o plano safra de agricultura familiar para o pequeno produtor. "Vamos assegurar que esse plano mantenha o crescimento da agricultura familiar." Disse ainda que o lançamento do plano de concessões será no dia 9.

TAGS