PUBLICIDADE
Notícias

Usiminas reduz jornada de trabalho para área administrativa

19:20 | 28/05/2015
A Usiminas informou Nesta quinta-feira, 28, em nota à imprensa, que diante do cenário adverso para o setor industrial, principalmente para o mercado de aço, setor em que atua, reduzirá a jornada de trabalho para as áreas administrativas em um dia útil por semana, com redução de salário proporcional, por tempo indeterminado, mas seguindo prazos da lei. Ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, a empresa informou que serão atingidos com a medida 3 mil funcionários dessa área em todo o País e que a ação seria uma forma de evitar demissões. Entretanto, as ações dependem ainda de negociações com sindicatos a ocorrerem nos próximos dias e à aprovação por parte da categoria.

No último dia 18, a empresa decidiu desligar temporariamente os Altos-Fornos nº 1 da Usina de Cubatão (SP) e nº 1 da Usina de Ipatinga (MG), a partir de 31 de maio e 04 de junho deste ano, respectivamente. Com isso, a produção de ferro gusa será reduzida em aproximadamente 120 mil toneladas por mês. As ações PNA da companhia (USIM5) reagiram negativamente com a notícia e, com as incertezas frente à disputa societária entre os acionistas controladores, acumula recuo de 13,57% no mês.

Por conta dessas paralisações, o mercado já comentava sobre demissões e que somente em Belo Horizonte e Ipatinga (MG) seriam de cerca de mil pessoas. A Usiminas não informou quantos colaboradores do Estado seriam afetados com a redução de jornada informada hoje, mas ressaltou que não haverá demissões.

TAGS