PUBLICIDADE
Notícias

Tsipras fala com Merkel e Hollande, mas negociações parecem não avançar

15:50 | 28/05/2015
O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, teve uma teleconferência com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e com o presidente da França, François Hollande, disse uma graduada autoridade do governo grego. A conversa entre os líderes é realizada em meio ao impasse que parece continuar nas negociações para liberar mais fundos para a Grécia, enquanto o governo de Atenas corre o risco de ficar sem dinheiro.

"A teleconferência durou uma hora", disse a fonte grega. Uma segunda autoridade do governo de Atenas informou que o primeiro-ministro da Grécia terá um diálogo constante com os líderes, para facilitar um acordo.

A Grécia busca fechar um acordo com seus credores internacionais até o domingo, disse o porta-voz do governo hoje, apesar das advertências de autoridades europeias de que o país ainda está longe de oferecer o suficiente em reformas para obter a liberação do dinheiro. "O otimismo expresso pelo governo grego é baseado em fatos reais", disse o porta-voz Gabriel Sakellaridis a repórteres. "As condições estão maduras para um acordo", avaliou.

Autoridades europeias, porém, disseram nesta quinta-feira que os dois lados permanecem com divergências sobre vários assuntos e que um progresso maior é necessário nas negociações técnicas, afastando as expectativas de um acordo iminente. "Questões em aberto precisam ser resolvidas", disse Annika Breidthardt, porta-voz da Comissão Europeia, o braço executivo da União Europeia.

As equipes da Grécia e dos credores internacionais retomaram as conversas em Bruxelas nesta quarta-feira, em uma tentativa de resolver o impasse. Funcionários da UE disseram que ontem houve apenas avanços pontuais, enquanto grandes divergências persistem, particularmente em questões espinhosas como reformas no mercado de trabalho e mudanças nas pensões. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS