PUBLICIDADE
Notícias

Taxa de desemprego na RMF apresenta estabilidade, com taxa de 7,9%

A pesquisa revela que a taxa de desemprego total apresentou relativa estabilidade, ao passar de 8%, em março, para os atuais 7,9%

11:57 | 27/05/2015

A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada mensalmente pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e Dieese,  revela estabilidade do nível de emprego e desemprego total da Região Metropolitana de Fortaleza, em abril. A taxa de desemprego total passou de 8%, em março, para os atuais 7,9% da força de trabalho. No mesmo período, a taxa de desemprego aberto (6,4%) não variou.  

Em abril, o contingente de desempregados diminuiu para 146 mil pessoas, 2 mil a menos do que no mês anterior. Este resultado decorreu da estabilidade do número de ocupados e da saída de 2 mil pessoas do mercado de trabalho local. A taxa de participação passou de 56,7%, em março, para 56,6%, em abril de 2015.

No mesmo período, o tempo médio de procura por trabalho despendido pelos desempregados cresceu, pelo segundo mês consecutivo, passando de 24 para 25 semanas. Em abril de 2015, a estimativa do contingente de ocupados manteve-se em 1.700 mil pessoas.
 
Segundo os setores de atividade econômica analisados, tal resultado decorreu da redução do número de postos de trabalho na Indústria de Transformação (-26 mil, ou -8,4%), pelo terceiro mês seguido, e, em menor medida, na Construção (-4 mil, ou -2,7%), o que foi contrabalançado pelo número de ocupações geradas no Comércio e Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas (14 mil, ou 3,6%) e nos Serviços (12 mil, ou 1,5%).
Redação O POVO Online
TAGS