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TAM não confirma escolha de Fortaleza como HUB

13:42 | 28/05/2015

A TAM Linhas Aéreas não confirma a informação de que o Aeroporto Internacional Pinto Martins foi escolhido como HUB da TAM - ponto de conexão para transferir passageiros para o destino pretendido da companhia. A notícia de que o terminal de Fortaleza havia sido o escolhido foi publicada na coluna Painel do jornal Folha de S. Paulo, nesta quinta-feira, 28.

 

Arialdo Pinho, secretário do Turismo (Setur), também não confirmou a informação em entrevista ao O POVO, durante o evento Brazilian National Tourism Mart (BNTM), no Centro de Eventos do Ceará.O aeroporto concorre a HUB com os equipamentos de Recife e Natal.

 

Além de cotado para HUB, o Aeroporto ainda está na lista de concessões à iniciativa privada pelo Governo Federal, conforme afirmou ao O POVO José Guimarães (PT), líder do Governo na Câmara dos Deputados, no dia 9 de maio.

 

 

Concessões

 

Em relação às concessões, a medida é prevista ainda para esse ano e será viabilizada por meio do programa de investimentos do Governo Federal. Serão injetados R$ 150 bilhões na economia para infraestrutura de aeroportos, rodovias e ferrovias. Os equipamentos de Recife (PE), Curitiba (PR), Salvador (BA), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS) também estão inclusos nesse pacote.

[SAIBAMAIS 1]

Hoje, seis aeroportos operam por meio de concessão - um com 100% de capital privado, em Natal (RN), e 5 com participação de 49% da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero): Guarulhos (SP); Campinas (SP); Brasília (DF); Rio de Janeiro (RJ); e Belo Horizonte (MG). O pacote de investimentos deverá incluir mais 15.

Em relação à Infraero, que administra o Aeroporto de Fortaleza e será reestruturada este ano, perderá, com a concessão dos três equipamentos receitas sobre esses aeroportos que movimentaram 21,3 milhões de passageiros em 2014. Os outros seis já concedidos movimentaram 97 milhões no mesmo período.

O objetivo é permitir à empresa privilegiar o seu negócio fim. A operação aeroportuária ficará a cargo da Infraero Serviços, uma de suas três novas subsidiárias – as outras são a Infraero Participações e a Navegação Aérea.

Reestruturada, a Infraero deverá se comportar como uma empresa de mercado: aumentar receita, cortar custos e competir. (Colaborou Andreh Jonathas e Carol Kossling)

 

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