PUBLICIDADE
Notícias

State Grid tem licença liberada para construir linha de transmissão de Belo Monte

21:20 | 19/05/2015
Em semana de visita da cúpula chinesa ao Brasil, a companhia asiática State Grid, empresa que venceu o leilão para construir a principal linha de transmissão da hidrelétrica Belo Monte, conseguiu obter a licença prévia ambiental do projeto. A autorização dada pelo Ibama atesta a viabilidade ambiental da linha de 2.086,9 km de extensão, prevista para escoar energia da hidrelétrica até a região Sudeste do País. Para iniciar as obras, porém, a empresa chinesa depende ainda da licença de instalação do empreendimento.

Conforme revelou o jornal O Estado de S. Paulo, em fevereiro, os chineses têm trabalhado para obter uma licença parcial do Ibama, que autorize a construção de seus canteiros de obra, antes mesmo que a autorização efetiva das obras seja emitida. Esse atalho evitaria riscos de atrasos no projeto de R$ 4,5 bilhões. O plano da State Grid previa que a licença prévia do Ibama saísse em abril, com previsão de iniciar a construção em junho. Estima-se a contratação de até 15 mil funcionários no pico das obras.

A State Grid é forte concorrente para disputar a próxima linha de Belo Monte, um projeto estimado em R$ 7,7 bilhões e que será licitado no dia 26 de junho. O linhão terá 2.518 quilômetros e passará pelos Estados de Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

TAGS