PUBLICIDADE
Notícias

Risco de déficit de energia nas regiões SE e CO cai para 3,7%

18:30 | 13/05/2015
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) divulgou nota nesta quarta-feira, 13, informando que o risco de déficit de energia no sistema Sudeste/Centro-Oeste caiu de 4,9% no começo de abril para 3,7%, agora em maio. Para a região Nordeste, o risco de falta de energia caiu de 1,2% para zero. O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) admite um risco de déficit de até 5%.

Em outra simulação que considera uma situação hipotética de despacho pleno das térmicas do País, o risco no sistema Sudeste/Centro-Oeste seria de 2,4%, enquanto para a região Nordeste continuaria em zero.

De acordo com o CMSE, o Sistema Interligado Nacional (SIN) tem condições estruturais para atender o País a despeito da situação climática desfavorável que o País enfrentou no começo do ano. Em abril, as chuvas continuaram abaixo da média história para as regiões Sudeste/Centro-Oeste (89%), Norte (83%) e Nordeste (56%). Apenas na região Sul continua chovendo acima do usual para o período (107%).

O comitê destacou que há uma sobra estrutural de cerca de 8.213 megawatts médios (MW) para atender a carga prevista para o ano, de 65.179 MW. De acordo com o CMSE, em 2015 já entraram em operação 2.144 MW do total de 6.410 MW em novos empreendimentos projetados para este ano. (

TAGS