PUBLICIDADE
Notícias

Renda menor afeta serviços prestados às famílias em março, avalia IBGE

10:50 | 20/05/2015
Os serviços prestados às famílias foram atingidos em cheio pela retração na renda dos trabalhadores no mês de março, afirmou nesta quarta-feira, 20, Roberto Saldanha, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em março, a receita nominal do setor avançou 2,5% em relação a igual mês do ano passado, o pior desempenho já registrado na série, iniciada em janeiro de 2012.

Nesse mesmo mês, a renda média dos trabalhadores sofreu retração, em termos reais, de 3,0% ante março ano passado. No mesmo período, a massa de renda caiu 3,8%.

"Observou-se retração na renda média das famílias, e isso afeta o consumo. Além disso, os preços praticados pelos serviços prestados às famílias têm se situado acima do IPCA geral, e isso tem levado as famílias a serem mais seletivas em suas opções de consumo", afirmou Saldanha. Segundo ele, os segmentos mais afetados são alojamento e alimentação fora de casa.

"Ocorreu também um problema de efeito base, porque o carnaval em 2014 ocorreu em março, enquanto em 2015 ocorreu em fevereiro. O carnaval é bom para o setor", disse o gerente.

TAGS