PUBLICIDADE
Notícias

Produção da indústria está em trajetória de queda desde setembro, diz IBGE

10:20 | 06/05/2015
A baixa confiança e a desaceleração da demanda doméstica continuam a pressionar os resultados da indústria, que mostra comportamento predominantemente negativo desde setembro de 2014, afirmou na manhã desta quarta-feira, 6, André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Neste período, a produção acumula perda de 5,1%.

"Desde setembro de 2014, a trajetória é muito clara em termos de redução da produção da indústria. Em alguns momentos há aumento da velocidade de queda, em outros isso diminui, mas é uma trajetória muito marcada", afirmou Macedo.

Entre as categorias, os bens de capital são os que tiveram a maior perda de setembro para cá (13,8%), seguidos por bens de consumo duráveis (-13,3%), bens de consumo semi e não duráveis (-5,8%) e bens intermediários (-2,8%).

"Todos aqueles fatores que a gente vem elencando permanecem, desde o baixo nível de confiança do empresário, do consumidor, e também diretamente relacionados à evolução mais lenta da demanda doméstica, passando pelo cenário adverso do mercado internacional. Esses fatores afetam mês a mês o resultado da produção industrial", explicou Macedo.

Com esse desempenho, a indústria operava em março 11,2% abaixo do pico histórico de produção, atingido em junho de 2013.

TAGS