PUBLICIDADE
Notícias

Premiê chinês diz que cooperação entre 'dois gigantes trará benefícios mútuos'

12:40 | 20/05/2015
O primeiro ministro chinês, Li Keqiang, classificou os 35 acordos assinados entre o Brasil e a China como uma "cooperação entre dois gigantes". Segundo ele, a parceria e os equipamentos de infraestrutura chineses permitirão ao Brasil "avançar mais rapidamente".

"O Brasil está se desenvolvendo rapidamente e por isso busca grande quantidade de equipamentos de infraestrutura. Os dois países têm alcançado importantes consensos para cooperação de capacidade produtiva. São dois países emergentes. São dois gigantes que com certeza vão obter sucesso", sintetizou o primeiro ministro, durante visita ao Rio de Janeiro.

Keqiang inaugurou uma exposição sobre produtos manufaturados chineses disponíveis no Brasil. Entre os equipamentos destacados, estão locomotivas e vagões de metrô e trens, que compõe um pacote de mais de 130 unidades compradas pelo governo do Rio na China. Antes da exposição, o primeiro ministro e o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, andaram em um dos novos trens já em circulação.

"A China oferece ao Brasil metrôs, embarcações, ferro, aço e materiais de construção. Gostaríamos também de instalar no país fábricas e linhas de produção para criar mais empregos a cidadãos locais e facilitar a construção e manutenção desses equipamentos", reforçou o primeiro ministro. Segundo ele, os brasileiros "estão satisfeitos com a qualidade dos equipamentos chineses".

Keqiang também visitou as instalações de uma embarcação que será usada no transporte de passageiros entre o Rio e Niterói, na região metropolitana.

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, aproveitou a visita do primeiro ministro chinês para negociar financiamento a projetos de Parceria Público-Privada no Estado. Segundo ele, há projetos nas áreas de saneamento, mobilidade urbana e ampliação de banda larga, que deverão ser lançados até o final do ano. "Esperamos contar com o Banco de Desenvolvimento da China para negociar acordos para viabilizar projetos nas áreas de saneamento, mobilidade, banda larga. Apoio também de empresas chinesas a projetos de grandes parcerias público e privadas que estaremos lançado até o final do ano", afirmou o governador.

Segundo Pezão, o Rio é a principal porta de entrada dos produtos da China e tem muito a oferecer às empresas em relação à logística e incentivos fiscais. "Temos forte potencial de atração e retenção de investimentos chineses em nosso estado", ressaltou.

Além do governador, acompanharam a comitiva o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, e o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini.

TAGS