PUBLICIDADE
Notícias

Pior momento para indústria automotiva já passou, diz presidente da Anfavea

13:40 | 07/05/2015
O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, avaliou nesta quinta-feira, 7, que o pior momento para a indústria automotiva brasileira neste ano já passou. Segundo ele, o crescimento de 8,2% na média diária de vendas de veículos novos em abril ante março é um "sinal claro" de que o período de maior turbulência no mercado já foi superado.

Em todo o mês passado, foram comercializados 219,3 mil automóveis, comerciais leves caminhões e ônibus, o equivalente a uma média diária de 11,540 mil unidades, considerando 19 dias úteis. Essa média é 8,2% maior do que a registrada em março (10,665 mil unidades em cada um dos 22 dias úteis). Levando em consideração o volume total de cada mês, os emplacamentos de veículos novos caíram 6,6% em abril ante março.

"Esse crescimento de 8,2% na média diária é um sinal claro para nós de que o período de maior turbulência no mercado passou", afirma Moan. No ano, contudo, as vendas totais de veículos acumulam queda de 19,2%, enquanto a produção tem retração de 17,5%. De acordo com o setor estatístico da Anfavea, em ambos os casos, trata-se do pior resultado acumulado desde 2007.

O presidente da Anfavea se mostrou otimista em relação à aprovação do ajuste fiscal tocado pelo governo. Ele prevê que todas as primeiras medidas devem ser aprovadas até o próximo mês, o que traz perspectivas positivas para o setor automotivo. "Tenho convicção de que o ajuste será aprovado. Quando isso acontecer, saberemos as regras do jogo e poderemos trabalhar com maior eficácia", disse.

TAGS