PUBLICIDADE
Notícias

Parlamento da Ucrânia aprova projeto para suspender pagamento da dívida externa

11:20 | 19/05/2015
O Parlamento ucraniano aprovou nesta manhã um projeto de lei em que dá ao Executivo poderes para suspender o pagamento da dívida externa. "Nós queremos pagar, mas sob as condições propostas pelo governo da Ucrânia", disse o primeiro-ministro do país, Arseniy Yatsenyuk. Dos congressistas que votaram, 246 foram a favor e apenas quatro se posicionaram contra.

O projeto foi enviado pelo Executivo em meio a negociações difíceis com credores estrangeiros sobre dívidas de reestruturação, uma medida fundamental exigida pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) como parte de um programa de empréstimo de US$ 17,5 bilhões.

Em comunicado publicado mais cedo, o governo disse que a medida se trata de "proteção dos direitos do povo ucraniano" e fez um apelo aos credores para que "partilhem esta carga pesada com a gente." "A Ucrânia está em uma situação econômica difícil, e a amortização da dívida externa é uma questão de justiça", disse o governo, lembrando os anos de corrupção sob lideranças anteriores. Os credores recusaram-se a comentar a notícia. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS