PUBLICIDADE
Notícias

NET inicia parceria com escolas públicas de Fortaleza

09:10 | 05/05/2015
A Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza inicia parceria com a NET, sendo beneficiada pelo projeto NET Educação, que fornece internet e TV a cabo para escola públicas do município. Em solenidade realizada no auditório Murilo Aguiar, da Assembléia Legislativa, a parceria será formalizada, às 10h30, da próxima quarta-feira, 6, contando com a presença de representantes da Prefeitura de Fortaleza e de diretores da NET. Além do Diretor Regional da empresa, Marco Faria, estarão presentes ainda Daniely Gomiero, gerente de responsabilidade social, e o diretor institucional da NET Brasília, Fábio Andrade. Na ocasião, será iniciado também o Curso Educonexão, parceria da NET com o Instituto Crescer, que capacita professores, com aulas à distância e presenciais.
 
Mais de 64 professores da rede pública de Fortaleza vão participar nos próximos oito meses do curso Educonex@o, promovido pelo NET Educação (www.neteducacao.com.br) em parceria com o Instituto Crescer e com a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.

Totalizando uma carga horária de 80 horas (32h presenciais, 4h de palestras e 40h de interações online), os professores do 6º ao 9º ano de 66 escolas municipais terão a oportunidade de aprender a utilizar tecnologias digitais em práticas pedagógicas, como interpretação e produção de diferentes tipos de textos, incluindo apresentações de slides e materiais para blogs.

A secretaria de educação poderá ainda escolher quatro temas, entre os disponíveis no Guia Crescer em Rede, para serem trabalhados com os professores ao longo do curso, como Redes Sociais, Educação na Nuvem, StopMotion (técnica de animação fotograma a fotograma), BlockCAD (programa para a criação de modelos em 3D), entre outros.

Como parte do projeto Educonex@o, a NET realizará a instalação de pontos de Internet banda larga e TV a cabo nas escolas, de acordo com a viabilidade técnica. O serviço será doado pela empresa para escolas da rede municipal de Fortaleza.  Os pontos de TV e internet banda larga ficarão à disposição de alunos e professores em áreas como biblioteca, laboratórios de informática e sala de vídeo.

“Esta parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Fortalez reforça o investimento da NET em projetos educacionais. Por meio do Educonex@o os professores têm oportunidade de ampliar o repertório. Além disso, estamos conectando escolas com serviços de TV por assinatura e banda larga. Essa é uma forma de oferecer aos envolvidos, professores e alunos, a oportunidade de se conectarem ao mundo da Internet de alta velocidade e também de utilizar a programação da NET em sala de aula”, explica Daniely Gomiero, gerente de Responsabilidade Social da NET.

Também faz parte da iniciativa de responsabilidade social da NET o Portal NET Educação (www.neteducacao.com.br), com acesso livre e gratuito, que tem como objetivo contribuir com a educação brasileira por meio do incentivo à utilização das novas mídias na sala de aula, nos relacionamentos familiares e também na educação não formal. Outro projeto é o programa quinzenal NET Educação na TV,  transmitido pelo canal NET Cidade e disponível no Youtube (www.youtube.com/neteducacao), que apresenta uma nova visão sobre a educação no Brasil e seus agentes transformadores. Além disso, a NET conta ainda com o NET Voluntariado, criado para estimular o engajamento dos colaborares e seus familiares em trabalhos voluntários.

O Educonex@o é embasado nos 4 pilares da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura): aprender a ser, conviver, conhecer e fazer.  “A educação é um dos principais alicerces para o desenvolvimento da cidadania e a NET presta serviços que interferem diretamente na conquista deste resultado, além de ser uma empresa comprometida com o avanço do Brasil. A nossa infraestrutura de redes conecta pessoas com o mundo todo, proporcionando o acesso ao conhecimento, que é um importante agente de transformação social”, afirma Daniely Gomiero.

"O Educonex@o chega à sua quinta edição com a proposta de preparar professores para que estejam cada vez mais conectados com os desafios que envolvem o processo de aprendizagem, sendo capazes de fazer uso mais criativo e inovador das tecnologias digitais de forma a envolver os alunos na aprendizagem. São muitos registros dos projetos aplicados junto aos alunos e blogs mostrando a inovação nas escolas", afirma Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer.
Redação O POVO Online 
TAGS