PUBLICIDADE
Notícias

Ministro alemão se mostra aberto a referendo na Grécia sobre programa de ajuda

11:35 | 11/05/2015
O ministro de Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, afirmou nesta segunda-feira que seria uma boa ideia para a Grécia realizar um referendo sobre o programa de ajuda internacional ao país. "Talvez a medida correta seja perguntar ao povo grego se eles estão prontos para aceitar o que é necessário ou se querem uma outra alternativa", disse.

A declaração de Schäuble foi dada no momento em que chegava para o encontro dos ministros de Finanças da zona do euro, que compõem o Eurogrupo. A reunião, que ocorre na manhã desta segunda-feira em Bruxelas, tem como tema principal o impasse na Grécia, que tenta chegar a um acordo para a sua dívida com credores internacionais (o Fundo Monetário Internacional, o Banco Central Europeu e a União Europeia).

Convocar um referendo pode ser arriscado tanto para o governo grego quanto para os demais membros da zona do euro, pois acrescentaria mais uma dose de imprevisibilidade à situação que já é tensa. Uma rejeição ao programa poderia resultar na saída do país do bloco.

Alguns das exigências feitas pelos credores ao governo grego, entre elas fazer mudanças no sitema previdenciário e em regras do mercado de trabalho, se chocam com promessas feitas pelo Syriza, o partido de esquerda que governa a Grécia, durante as eleições. A última vez que o governo propôs um referendo para o programa de ajuda, em 2011, a ideia foi veementemente refutada pela chanceler alemã Angela Merkel, o que levou o governo a desistir do plano.

Enquanto isso, comissários econômicos da União Europeia afirmam que Atenas tem feito algum progresso nas negociações, mas que ainda é preciso mais antes de um acerto se tornar possível. "Nós sabemos que ainda há lacunas remanescentes que são importantes", disse Pierre Moscovici. "O encontro vai nos permitir saber quais são as intenções dos gregos", acrescentou.

Após a troca da equipe de negociação do governo grego, Mosovici disse que "há um novo processo de negociação que não é o ideal". "Esta reunião é importante porque tem de mostrar um espírito diferente do espírito que estava presente há duas semanas em Riga (onde ocorreu a reunião anterior", afirmou.

O ministro das Finanças da Áustria, Hans Jörg Schelling, declarou que os novos membros gregos desaceleraram as negociações. "Quando você muda a personalidade neste grupo de trabalho, você normalmente começa do zero", disse. "E isso não é bom porque perdemos muito tempo", lamentou.

Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS