PUBLICIDADE
Notícias

MDIC promove encontro com países da AL para discutir facilitação da exportação

19:50 | 20/05/2015
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) organiza, na quinta-feira, 21, um encontro com 23 países da América Latina e convidados como Estados Unidos e Singapura para discutir a facilitação da exportação. A ideia é apresentar a experiência brasileira da "janela única" para o exportador - no caso do Brasil, o portal único de exportação - que concentra em um mesmo local documentos e procedimentos necessários para o desembaraço das vendas ao exterior. "No mundo todo, há várias iniciativas de janelas únicas em construção. Queremos consolidar a liderança brasileira nessa área", disse ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, o secretário de Comércio Exterior do MDIC, Daniel Godinho.

Na ocasião, será apresentado um estudo sobre a experiência brasileira que mostrará que a unificação dos guichês de atendimento aumentou a corrente de comércio em 7%, enquanto o tempo de exportação diminuiu em 40%.

De acordo com o diretor de Integração e Comércio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Antoni Estevadeordal, o desafio é permitir a interação entre as "janelas únicas" criadas entre os países para acelerar os fluxos de comércio. "Precisamos aumentar a integração entre os países da América Latina e uma forma de fazer isso é reduzir os custos de transação das exportações", completou.

TAGS