PUBLICIDADE
Notícias

Liquidação global de bônus chega à Ásia e juros sobem no Japão e Coreia do Sul

08:15 | 07/05/2015
A forte liquidação vista recentemente nos mercados de bônus da Europa e Estados Unidos está contaminando a Ásia, com os preços de papéis de governo da região caindo em meio à alta de seus rendimentos.

Na sessão de hoje, o juro do JGB japonês de 10 anos atingiu o maior nível em dois meses, a 0,42%, após tocar a mínima histórica de 0,2% em janeiro. Na Coreia do Sul, o retorno projetado do bônus equivalente foi a 2,54%, o maior nível em três meses, e na Índia, subiu a 8%, o patamar mais elevado desde dezembro.

O movimento de liquidação foi disparado por sinais de melhora na economia global, em especial na Europa. Essa é uma situação que pode impulsionar as taxas de juros, hipótese essa que tem levado os investidores a desfazer algumas das apostas agressivas em bônus de longo prazo, cujos rendimentos atingiram mínimas históricas recentemente.

Uma das reações mais fortes nos mercados de bônus tem sido o do juro do Bund alemão de 10 anos, que mais cedo chegou a 0,74%, apenas duas semanas depois de tocar o menor nível já registrado, de 0,05%.

Em abril, a zona do euro saiu do terreno de deflação, gerando especulações sobre a duração do programa de relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês) do Banco Central Europeu (BCE), que, em princípio, se estenderá até setembro de 2016. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS