PUBLICIDADE
Notícias

Leilão da 13ª rodada de petróleo e gás deve ocorrer em 7 de outubro, diz ANP

13:10 | 06/05/2015
O leilão da 13ª Rodada de Licitações da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) deve acontecer dia 7 de outubro, de acordo com a diretora da instituição, Magda Chambriard, que faz na manhã desta quarta-feira, 6, um detalhamento da operação em um evento com lotação esgotada na Câmara de Comércio Brazil-Texas (Bratecc), paralelo à Offshore Technology Conference (OTC), maior feira de petróleo do mundo.

As empresas vão ter entre 12 de junho e 18 de agosto para pagar a taxa para participar do leilão e submeter os documentos necessários. O pré-edital deve sair dia 11 de junho e a partir do dia seguinte os interessados terão acesso ao pacote de dados da 13ª rodada. Todas as informações estarão em uma página na internet (www.brasil-rounds.gov.br).

Magda também detalhou em sua apresentação as dez bacias que serão ofertadas no leilão, incluindo os blocos em cada uma e suas características: Amazonas, Espírito Santo, Parnaíba (MA), Potiguar, Recôncavo, Jacuípe (BA), Pelotas (RS), Campos (RJ), Camamu-Almada (BA) e Sergipe/Alagoas. Ao todo, serão ofertados 269 blocos com oportunidades em terra e no mar (offshore), incluindo oportunidades de participação de empresas de menor porte. A expectativa do governo é arrecadar entre R$ 2 bilhões e R$ 2,5 bilhões em bônus de participação.

A diretora da ANP também falou em sua apresentação da política de conteúdo local, que deve ser aprimorada. Magda ressaltou que, apesar de possíveis mudanças nas regras, o conteúdo local é uma política do Brasil que veio para ficar e foi uma decisão bem-sucedida, criando empresas em alguns segmentos da indústria do petróleo de classe mundial, competitivas em qualquer mercado. "Não estamos acabando com a regra de conteúdo local, mas reforçando a política".

Algumas das mudanças na regra de conteúdo local, ressaltou Magda em sua apresentação, já deverão estar presentes no edital da 13ª rodada.

TAGS