PUBLICIDADE
Notícias

Juros baixos nos EUA trazem risco moderado à estabilidade, diz presidente do Fed

12:30 | 06/05/2015
A presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Janet Yellen, afirmou há pouco que, embora as cotações do mercado de ações estejam aparentemente elevadas, a atual política de juros baixos do banco central traz riscos moderados à estabilidade financeira.

A declaração foi dada em resposta a uma pergunta da diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, que quis saber o potencial da política para criar bolhas no mercado financeiro. As duas estiveram juntas nesta manhã em evento promovido pela organização sem fins lucrativos INETeconomics (Institute for New Economic Thinking).

A presidente do banco central dos EUA disse ainda que os juros baixos são necessários para atingir o pleno emprego e a estabilidade de preços, além de trazer "efeitos positivos" para a estabilidade financeira. "Veremos um salto nas taxas de longo prazo quando começarmos a subir as taxas oficiais", acrescentou.

Além disso, Yellen afirmou que o Fed está atento a questões como os níveis de preços das ações, pequenos spreads de bônus corporativos em relação às taxas do Tesouro e elevados níveis de dívidas em transações de empréstimos alavancados.

"Houve um grande compromisso que nós perdemos antes da crise. Mas, agora, eu acredito que estamos mais bem preparados", disse. Segundo ele, os órgãos responsáveis pela regulação do sistema financeiro reforçaram os seus instrumentos. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS