PUBLICIDADE
Notícias

Governo do RS vai ao exterior em busca de investimentos para o Estado

18:35 | 25/05/2015
Criticado por concentrar esforços principalmente em medidas de austeridade nos primeiros meses de mandato, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB), resolveu buscar investimentos fora do Brasil para ajudar o Estado a enfrentar a crise financeira. Ele está na Europa acompanhado de secretários, deputados e do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati. A primeira missão de Sartori no exterior inclui Alemanha e França e vai até a próxima quinta-feira. 28.

A parada inicial é na cidadezinha alemã de Erlangen, onde o chefe do Executivo gaúcho assinará um protocolo de intenções com o Medical Valley para a instalação de um cluster (complexo de empresas inter-relacionadas) na área biomédica, localizado na região metropolitana de Porto Alegre. A intenção é que os contratos operacionais sejam assinados este ano e a instalação das primeiras empresas ocorra em 2016 ou 2017. Ainda na Alemanha, representantes da delegação gaúcha devem se encontrar com executivos de uma empresa que estuda a possibilidade de se instalar no Estado, mas exige sigilo nas negociações.

Depois, o grupo parte para Paris, onde, na quarta-feira, 27, Sartori e Fortunati visitarão uma unidade da Airbus responsável pela produção de equipamentos e programas de segurança. A agenda dará seguimento às negociações para a instalação de uma fábrica da companhia em Porto Alegre, com aporte previsto de R$ 150 milhões, de acordo com informações do governo gaúcho. No mesmo dia, haverá a divulgação da 38ª Expointer (Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários), na Embaixada do Brasil em Paris. Considerada uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina, a Expointer este ano acontecerá entre os dias 29 de agosto e 6 de setembro, em Esteio, a 30 quilômetros da capital gaúcha.

Encerrando a programação em Paris, Sartori e o secretário da Agricultura, Ernani Polo, participam de cerimônia, na quinta-feira, na qual o Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como zonas livres da peste suína clássica. O governador retorna da viagem nesta sexta-feira.

TAGS