PUBLICIDADE
Notícias

EUA devem olhar continuamente para novos riscos no setor financeiro, diz Yellen

17:40 | 19/05/2015
A presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, afirmou que o setor financeiro dos Estados Unidos está mais forte e com maior resistência, mas "nossa missão não está cumprida, nós precisamos olhar continuamente adiante para os novos riscos".

O comentário foi feito em encontro do Conselho de Monitoramento da Estabilidade Financeira (FSOC, na sigla em inglês), que lançou hoje seu relatório anual sobre as ameaças à estabilidade do sistema financeiro norte-americano. Yellen disse estar ciente das preocupações entre participantes do mercado de que a liquidez do mercado, ou a disposição dos investidores para comprar e vender papéis rapidamente, poderiam se deteriorar nos mercados de hoje, diante de mudanças na estrutura do mercado, como o aumento das negociações eletrônicas e novas regulações que impactam a propensão para comprar e vender.

Yellen não adotou, porém, uma posição nesse debate sobre a liquidez. "É importante para os reguladores continuar a trabalhar para entender melhor as mudanças na intermediação do mercado e na provisão de liquidez", comentou.

A presidente do BC norte-americano disse que o Fed trabalhará junto com outros reguladores para "avaliar a robustez" das regras que atualmente são aplicadas às câmaras de compensação, e também observará como os bancos estão gerenciando suas relações com essas entidades. "Nós estamos preparados para adotar medidas para fortalecer os padrões para promover a estabilidade financeira, se necessário", afirmou Yellen.

No encontro de hoje do FSOC, os reguladores apontaram que o sistema financeiro segue enfrentando ameaças como ataques cibernéticos ou uma mudança repentina nas taxas de juros historicamente baixas. Em geral, porém, o conselho disse que essas ameaças são moderadas e que o sistema financeiro está estável. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS