PUBLICIDADE
Notícias

Emprego com carteira no setor privado recua 1,9% em abril, revela IBGE

11:30 | 21/05/2015
O emprego com carteira no setor privado caiu 1,9% em abril ante o mesmo mês de 2014, o que significa um corte de 219 mil vagas desse tipo nas seis principais regiões metropolitanas do País, informou nesta quinta-feira, 21, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "São sinais claros de um mercado de trabalho bem diferente do ano passado, quando esses fatos não estavam ocorrendo", afirmou Adriana Beringuy, técnica de Coordenação de Trabalho e Rendimento do órgão.

Segundo Adriana, é provável que a indústria esteja puxando esse mau desempenho do emprego com carteira, já que o setor é um dos principais empregadores formais. Em abril, a atividade dispensou 168 mil trabalhadores ante abril de 2014, queda de 4,7% no período. "Cerca de 72% dos trabalhadores da indústria têm carteira assinada. Se essa é um das atividades que está demitindo, é de se esperar que tenha impacto no emprego com carteira", afirmou a técnica do IBGE.

Em abril, houve ainda redução de 3,0% no emprego sem carteira no setor privado ante abril do ano passado, redução de 59 mil pessoas. Por outro lado, a modalidade conta própria cresceu 2,2% no período, o que significa 96 mil pessoas a mais nessa condição. "O trabalhador por conta própria consolida a tendência de crescimento em 2015", disse Adriana.

TAGS