PUBLICIDADE
Notícias

Bolsa de Tóquio fecha acima dos 20 mil pontos pela primeira vez em três semanas

04:30 | 19/05/2015
A Bolsa de Tóquio fechou acima do patamar de 20 mil pontos pela primeira vez desde 28 de abril, influenciado por bons balanços das companhias japonesas no primeiro trimestre.

O índice Nikkei fechou em alta de 136,11 pontos (0,68%), aos 20.026,38 pontos.

Ajudadas pela depreciação do iene, as empresas locais registraram lucros recordes no último ano fiscal a uma taxa que não era vista desde a crise financeira. Segundo dados da SMBC Nikko Securities, cerca de 30% das companhias listadas na Tokyo Stock Exchange registraram lucro líquido recorde no ano fiscal que terminou em 31 de março, a maior taxa desde 2006, quando 36% das empresas tiveram lucro recorde.

"A queda no iene e nos preços do petróleo ajudou alguns setores a se beneficiarem da demanda externa, como as montadoras e os produtores de aço", disse Kayoko Ota, analista da SMBC. "Os impactos do iene mais fraco podem não acelerar mais este ano, mas se o câmbio se mantiver na casa dos 120 ienes, essas companhias podem manter resultados sólidos."

Entre os destaques, a Toyota teve um crescimento do lucro líquido de 19% no último ano fiscal. Já a Nissan registrou lucro líquido 32% maior na comparação com o período anterior.

Por outro lado, empresas que não exportam estão sendo prejudicadas pelo iene mais fraco, que tem aumentado o custo das matérias primas, e com a menor demanda doméstica após o aumento do imposto sobre consumo, em abril de 2014.

Kayoko, no entanto, disse acreditar em uma recuperação do varejo este ano, ao passo que os ganhos no setor exportador se traduzam em ganhos salariais e os efeitos da elevação do imposto sobre consumo se dissipem. Grandes varejistas esperam que o lucro líquido cresça 39% neste ano fiscal, após recua 15% no último. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS