PUBLICIDADE
Notícias

Aumento do desemprego no trimestre segue fator sazonal, diz coordenador do IBGE

11:30 | 07/05/2015
O aumento da taxa de desemprego de 7,2% no quarto trimestre de 2014 para 7,9% nos primeiros três meses deste ano segue um fator sazonal, afirmou Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Tem um fator sazonal, uma dispensa de trabalhadores temporários, e isso é normal", afirmou.

Segundo Azeredo, houve um aumento maior da desocupação (23,0%), enquanto a população ocupada caiu 0,9% no primeiro trimestre deste ano ante os últimos três meses do ano passado. "O que percebemos é que a retenção de trabalhadores temporários foi inferior do que na passagem de 2013 para 2014. Isso mostra que o mercado de trabalho está gerando menos postos de trabalho, enquanto há uma procura maior", disse o coordenador.

Na comparação anual, o aumento da taxa de desemprego foi ainda mais intenso. A taxa havia ficado em 6,5% no primeiro trimestre do ano passado. "No Brasil, há um aumento anual da desocupação que é superior ao aumento da ocupação. Então, existe uma pressão maior sobre o mercado de trabalho quando se compara com 2014. A taxa de desocupação está num patamar mais alto porque a geração de vagas é insuficiente diante da maior procura por trabalho", afirmou.

TAGS