PUBLICIDADE
Notícias

Atividade econômica recua 1,3% no primeiro trimestre

Investimentos e atividade industrial foram os principais responsáveis pela queda

09:14 | 21/05/2015

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal) houve retração de 1,3% na atividade produtiva do país durante o primeiro trimestre de 2015 em comparação ao mesmo período do ano passado. Foi o pior desempenho desde 2009 quando, no primeiro trimestre daquele ano, houvera diminuição de 2,6% na atividade econômica do país em comparação com o primeiro trimestre de 2008.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a deterioração do grau de confiança tanto de empresários quanto de consumidores, a alta da inflação e o processo de elevação das taxas de juros para se combate-la foram elementos que pesaram negativamente sobre a atividade econômica brasileira durante o primeiro trimestre deste ano.

Pelo lado da oferta agregada, a atividade industrial, retraindo-se 6,2% no primeiro trimestre de 2015 foi o principal setor que puxou a atividade econômica para baixo. Também a agropecuária, caindo 1,6% no primeiro trimestre do ano, contribuiu para acentuar ainda mais o quadro negativo da atividade produtiva brasileira. Somente o setor de serviços, com variação positiva de 0,1%, escapou de entrar no território negativo de crescimento neste primeiro trimestre do ano.
Redação O POVO Online
TAGS