PUBLICIDADE
Notícias

Ata de BC europeu mostra confiança em programa de estímulo

09:35 | 21/05/2015
A ata da última reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), realizada em abril, foi publicada hoje e mostrou que a instituição está satisfeita com o pacote de medidas de estímulo à economia do zona do euro anunciado em janeiro. Segundo o documento, a maioria dos dirigentes concorda que as ações foram necessárias e que a firme implementação delas servirá melhor à recuperação econômica.

"Portanto, não havia necessidade de considerar qualquer mudança na orientação da política monetária ou reconsiderar qualquer um dos parâmetros estabelecidos em janeiro", diz a ata.

No começo do ano, o BCE anunciou um programa de relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês) que prevê a compra mensal de 60 bilhões de euros em ativos. O programa começou no dia 9 de março e tem previsão de acabar em setembro de 2016, mas pode continuar depois deste prazo até que a inflação ao consumidor se aproxime da meta (de algo ligeiramente abaixo de 2,0%) e apresente um ritmo sustentável.

De acordo com o documento, "há um amplo acordo de que o programa de QE expandido está progredindo tranquilamente". Além disso, diz que "a previsão de crescimento econômico divulgada pelo BCE em março (de expansão de 2,1% em 2017) depende (para ser alcançada) da completa implementação do programa de QE". A ata destacou também que "preocupações sobre a escassez de alguns segmentos de mercados parecem exageradas". Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS