PUBLICIDADE
Notícias

Analistas alertam para possibilidade de a Austrália perder o rating AAA

18:05 | 11/05/2015
As especulações sobre a perda do rating AAA pela Austrália vêm crescendo recentemente, de acordo com analistas. Essa possibilidade tem sido alimentada pelas dificuldades do país em enfrentar a queda nos preços das commodities - incluindo minério de ferro, petróleo e carvão -, que, por sua vez, tem reduzido a receita fiscal e forçado o governo a considerar tomar mais dívida.

As agências de classificação de risco Moody's e Fitch reafirmaram no mês passado o rating AAA da Austrália, com perspectiva estável. No entanto, analistas do Goldman Sachs especulam que a Standard & Poor's pode ser a primeira agência a introduzir uma perspectiva negativa para o rating, provavelmente já em junho, em razão do crescimento da dívida do país, o que deixaria a Austrália perto de um rebaixamento pela primeira vez desde 1989.

Como o governo conservador do primeiro-ministro Tony Abbott apresentará nesta terça-feira seu segundo orçamento, alguns economistas preveem que o país poderá ter de tomar mais de 70 bilhões de dólares australianos (US$ 55 bilhões) emprestados neste ano para compensar a redução da receita.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) declarou no mês passado que a dívida australiana, embora seja uma das menores do mundo como porcentagem do Produto Interno Bruto (PIB), provavelmente crescerá mais do que a de qualquer país desenvolvido nos próximos cinco anos.

"Nós estamos cientes da possibilidade de um rebaixamento e vemos essa probabilidade como significativa", comentou Tamar Hamlyn, cofundador da Ardea Investment Management, de Sydney, que gerencia mais de 5,4 bilhões de dólares australianos.

O ponto positivo, segundo alguns observadores, é que uma classificação de risco mais baixa pode provocar desvalorização da moeda local e, assim, atrair mais investimentos estrangeiros para os ativos do país, como os bônus. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS