PUBLICIDADE
Notícias

Alta do desemprego sinaliza que taxa pode avançar até 9% este ano, diz economista

10:40 | 21/05/2015
A atividade fraca já está se refletindo com mais evidência sobre o mercado de trabalho, avaliou nesta quinta-feira, 21, o economista-chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito, ao avaliar a Pesquisa Mensal de Emprego, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "O processo de desaceleração da economia está fazendo efeito sobre a principal variável, que é o emprego", disse.

A taxa de desemprego avançou para 6,4% em abril ante 6,2% em março, sendo a maior desde março de 2011 (6,5%), segundo IBGE. A renda real habitual caiu 0,5% em abril, ante o mês anterior, e cedeu 3,8% na comparação com abril de 2014.

"A queda do rendimento é bastante significativa e tende a se agravar mais, nesse período de ajuste", estimou Perfeito que não descarta a possibilidade de a taxa de desemprego avançar ainda mais nos próximos meses, podendo até mesmo atingir 9% este ano.

"De certo modo, é uma notícia relativamente positiva (especialmente para inflação), pois os ajustes começam a surtir efeitos sobre a economia", afirmou Perfeito.

TAGS