Viracopos consegue financiamento para concluir terminal
Faltam apenas trâmites burocráticos para a liberação do dinheiro, mas tanto a concessionária que administra o aeroporto quanto o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que será responsável pelo empréstimo de R$ 507,5 milhões (80% do total), já confirmam a operação.
Em nota, o BNDES informou que "os recursos serão destinados à realização de novo ciclo de investimentos, para o período de 2015 a 2017, e investimentos não contemplados no projeto original da fase 1-B (pré-Copa), além de investimentos sociais". O dinheiro será liberado de acordo com o cronograma da obra. A administração do aeroporto informou que o recurso será destinado à conclusão das obras que já deveriam ter sido entregues, além de quitar empréstimos feitos no ano passado para o pagamento de credores.
Por falta de dinheiro, as obras, que estão 95% concluídas, foram paralisadas. A concessionária tenta, desde agosto do ano passado, um empréstimo para retomar a construção do terminal, mas estava com dificuldade porque um de seus acionistas, com fatia de 23%, é a empreiteira UTC, cujo presidente Ricardo Pessoa está preso desde novembro por envolvimento no esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato. A obra do aeroporto é executada pela Constran, que pertence à UTC e à Triunfo.
Viracopos encerrou 2014 com lucro de R$ 85,6 milhões e R$ 10 milhões em caixa. "Não consigo entender como eles tiveram tudo isso de dinheiro e não conseguiram terminar a obra", diz Sérgio Lino, diretor de base do Sintrapav (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Afins do Estado de São Paulo), sobre os R$ 2,5 bilhões investidos na obra desde o início da concessão.
Com a liberação do empréstimo e a retomada da obra, o novo terminal deve ficar pronto e receber os voos nacionais até setembro, estima o diretor-presidente da concessionária, Luiz Alberto Küster, que deixará o cargo nos próximos meses, para ocupar um assento no conselho de administração. "A previsão é de que as companhias aéreas sejam transferidas para o novo terminal até julho, por causa das férias. O processo deve ser concluído até setembro."
A substituição de Küster deve ser oficializada em junho. Seu provável sucessor é o diretor de engenharia, Gustavo Müssnich, que já foi executivo da Triunfo - responsável pelas obras de ampliação do aeroporto, junto com a Constran. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.