PUBLICIDADE
Notícias

Varejo restrito teve pior fevereiro desde 2001,diz IBGE

11:10 | 14/04/2015
O varejo restrito registrou o pior fevereiro desde 2001, afirmou nesta terça-feira, 14, Juliana Vasconcellos, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As vendas no setor caíram 3,1% em relação a fevereiro do ano passado. Um resultado pior foi observado apenas há 14 anos, quando houve recuo de 5,0% neste tipo de comparação.

Já o varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, o mês de fevereiro foi o pior desde o início da série, em 2003. A atividade registrou perda de 10,3% no volume de vendas em fevereiro ante fevereiro de 2014.

"A conjuntura econômica não está favorável, e as famílias estão com renda comprometida", lembrou Juliana. Segundo ela, o mês de fevereiro ainda teve queda de 1,5% na massa de rendimento dos trabalhadores em relação a igual mês de 2014. Aumento de preços em setores como o de combustíveis também diminuiu o apetite dos consumidores, citou a gerente.

"O efeito calendário também prejudicou o comércio, pois neste ano o carnaval ocorreu em fevereiro. É um mês típico por menos dias úteis", afirmou Juliana. "Além disso, em fevereiro costuma haver maior incidência de tributos", acrescentou.

Na comparação interanual, 7 dos 10 setores pesquisados no varejo ampliado registram queda nas vendas. Os aumentos foram registrados em artigos farmacêuticos (3,2%), considerando que remédios são bens essenciais às famílias; equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (8,4%); e outros artigos de uso pessoal e doméstico (3,0%).

TAGS