PUBLICIDADE
Notícias

Três aeroportos estão prontos para concessão, diz Padilha

11:50 | 29/04/2015
Depois de participar da reunião da presidente Dilma Rousseff com os ministros da área de infraestrutura no último sábado, 25, o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha (PMDB-RS), reafirmou a posição de sua Pasta e disse que são três os aeroportos a serem concedidos nos próximos meses: Porto Alegre, Florianópolis e Salvador. "Hoje não tem quarto (aeroporto concedido). A presidente, por óbvio, é a palavra final", disse o ministro.

Padilha admitiu ainda uma pressão para que sejam concedidos mais aeroportos em tempos de ajuste fiscal. "O pessoal da Fazenda, especialmente, procura estimular que a gente leve mais aeroportos a concessão. Mas quando eu mostrei quanto que teria que ser coberto pelo Tesouro na Infraero, já houve um 'então vamos dar uma olhadinha'", disse o ministro.

Segundo o ministro, a Secretaria de Aviação Civil está pronta para conceder os aeroportos de Porto Alegre, Florianópolis e Salvador, mas vai esperar para anunciar juntamente ao pacote de infraestrutura. "Já poderíamos ter lançado, mas estamos esperando que a presidente quer fazer um anúncio global de todas as áreas. Ela, no sábado, disse que queria fazer nos próximos dez ou 15 dias", disse o ministro em entrevista coletiva.

Pelo cronograma da SAC, entre o lançamento da Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) e a assinatura do contrato, há um prazo entre 360 e 420 dias.

Padilha disse que, em tese, há mais cinco ou seis aeroportos a serem entregues à iniciativa privada, além dos três já citados. O problema, na avaliação dele, é que a concessão prejudicaria a Infraero Serviços, empresa que será usada como base do programa de aviação regional do governo federal. Estes aeroportos seriam importantes para que a Infraero Serviços seja superavitária mesmo que tenha que assumir pequenos aeroportos regionais. "Vamos buscar ser um player de mercado, descaracterizar como empresa pública. Vamos fazer um consórcio com uma operadora internacional", disse Padilha.

TAGS