PUBLICIDADE
Notícias

Reunião do Conex termina sem resolver financiamento à exportação

20:10 | 15/04/2015
O governo não conseguiu, mais uma vez, resolver o problema do financiamento ao comércio exterior. Com isso, o lançamento do Plano Nacional de Exportações (PNE) ainda não tem data para ocorrer. Nesta quarta-feira, 15, depois da 14ª Reunião do Conselho Consultivo do Setor Privado (Conex) da Câmara de Comércio Exterior, no Palácio do Planalto, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Armando Monteiro, confirmou que ainda não há um dia fixado desde já para o lançamento do plano, prometido inicialmente para fevereiro.

"O que eu acho importante registrar é que o plano deve ser lançado quando tiver os elementos que são fundamentais para dar consistência ao plano. O importante não é o anúncio em uma data, porque o plano não é nem poderia ser uma mera peça de promoção do governo. O importante é que seja anunciado quando estiver com todos os elementos necessários para dar consistência ao plano", afirmou.

O ministro confirmou, mesmo sem dar detalhes, que o problema está nas negociações com o Ministério da Fazenda. Como o jornal "O Estado de S. Paulo" adiantou, com o ajuste fiscal a equipe econômica quer cortar 40% do programa Proex Equalização, que compensa as taxas de juros usadas no Brasil, muito mais altas que no exterior, para garantir a competitividade das exportações.

"É algo complexo, porque envolve alguns temas que precisam necessariamente ser acordados com várias áreas do governo. Por exemplo, um tema muito importante é o do financiamento, disse Monteiro. Estamos finalizando realmente essa definição em algumas áreas como, por exemplo, o Ministério da Fazenda", disse o ministro, explicando ainda que a própria presidente está cobrando uma definição.

A reunião de reinstalação da Conex - que não se reunia desde 2011 - teve pela primeira vez a participação da presidente Dilma Rousseff e tratou basicamente do PNE, de acordo com Monteiro. Fontes ouvidas pelo jornal informaram que a intenção da participação de Dilma no encontra era reforçar, através dos empresários, os apelos feitos por Monteiro para incrementar o PNE e resolver problemas do comércio exterior, já que a presidente tem dito que essa será uma área central no seu segundo mandato.

O Conex é o núcleo de assessoramento privado da Camex, competindo-lhe apresentar estudos e propostas de aperfeiçoamento da política de comércio exterior. É composto por até 20 representantes do setor privado, sob a presidência do Presidente do Conselho de Ministros da Camex.

TAGS