PUBLICIDADE
Notícias

OMC reduz previsão para o crescimento do comércio mundial neste ano

11:40 | 14/04/2015
A Organização Mundial do Comércio (OMC) cortou sua projeção para o crescimento do comércio global neste ano e alertou para o impacto de grandes movimentos nas taxas de câmbio e tensões geopolíticas. Segundo a OMC, o volume de comércio mundial terá expansão de 3,3% neste ano, abaixo da estimativa de 4,0% feita em setembro. Para 2016, a OMC prevê avanço de 4,0%.

A OMC informou que no ano passado o comércio mundial cresceu apenas 2,8%, menos do que a estimativa de 3,1%. Segundo a OMC, o resultado foi afetado pelo baixo crescimento econômico em países emergentes, pela recuperação desigual em países desenvolvidos e por tensões geopolíticas. Flutuações cambiais também complicaram ainda mais o cenário.

Nos últimos meses, o dólar tem subido em razão da perspectiva de que o Federal Reserve elevará as taxas básicas de juros neste ano pela primeira vez em vários anos, enquanto outras moedas de mercados desenvolvidos, como o euro e o iene, vêm caindo em meio a programas de estímulo dos bancos centrais locais.

A OMC comentou que ainda não está claro se a queda dos preços do petróleo será positiva para o comércio mundial.

Para este ano, a OMC prevê expansão de 5,0% nas exportações asiáticas, em linha com o desempenho do ano passado. Enquanto isso, as exportações da América do Norte crescerão 4,5%, mais do que a alta de 4,3% registrada no ano passado, e as exportações europeias aumentarão 3,0%, em comparação com +1,9% em 2014. As exportações da América do Sul e Central devem subir 0,2%, depois de caírem 2,5% no ano passado. Fonte: Associated Press.

TAGS