PUBLICIDADE
Notícias

Núcleo de inflação nos EUA sobe para taxa anual de 1,8% em março

10:00 | 17/04/2015
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos EUA subiu pelo segundo mês consecutivo, com alta de 0,2% em março ante fevereiro, em termos sazonalmente ajustados, segundo o Departamento do Trabalho. Após o índice cair durante os meses de inverno, este aumento é um sinal de que a inflação norte-americana pode estar se estabilizando.

No entanto, o dado veio abaixo das previsões dos economistas consultados pela Dow Jones Newswires, que previam aumento de 0,3%.

Por outro lado, o núcleo do CPI, que exclui as categorias de alimentos e energia, teve alta de 0,2% e superou as estimativas de economistas, de ganho de 0,1%.

Na comparação anual, o CPI registrou queda de 0,1% em março, enquanto que o núcleo teve alta de 1,8%. O Federal Reserve tem como meta uma inflação anual de 2,0%, que considera sinal de estabilidade de preços e crescimento econômico saudável.

Uma pesquisa separada mostrou que os salários ajustados pela inflação aumentaram em março. O rendimento médio por hora subiu 0,3% em relação a fevereiro. No entanto, os rendimentos reais semanais recuaram 0,2%, refletindo, em parte, menos dias úteis de trabalho. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS