PUBLICIDADE
Notícias

Ministro da França pede que Grécia apresente logo proposta de reformas

15:50 | 20/04/2015
O ministro das Finanças da França, Michel Sapin, afirmou nesta segunda-feira que a decisão do governo grego de centralizar o dinheiro das reservas de entidades públicas no banco central do país é apenas uma solução de emergência. Segundo Sapin, Atenas precisa avançar para apresentar uma proposta de reformas econômicas.

O governo grego emitiu hoje um decreto exigindo que os órgãos públicos, como companhias e fundos de pensão estatais, transfiram suas reservas em dinheiro para o Banco Central do país, em mais uma mostra da preocupação do governo diante de um aperto no dinheiro disponível.

"A Grécia está lidando com uma emergência", afirmou Sapin em entrevista no canal de televisão francês BFM. "Mas isso não é suficiente porque não é apenas uma questão de urgência, é uma questão de voltar-se para os fundamentos."

Sapin havia adotado inicialmente uma linha conciliatória com o governo grego, argumentando que a Europa precisa responder à escolha democrática do povo do país. Ele mostrou, porém, certa frustração hoje e disse que a Grécia precisa substituir qualquer plano de reforma abandonado por novas iniciativas que tenham o mesmo efeito.

"No fim, as contas e orçamentos precisam estar equilibrados e é isso que queremos ver", afirmou Sapin. "A Grécia precisa avançar mais rápido que isso neste momento - estamos perdendo tempo, e um tempo precioso nesse contexto."

Não está claro quando a Grécia pode ficar sem dinheiro. A agência de rating Standard & Poor's afirmou na semana passada que o país pode ficar sem fundos em meados de maio. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS