PUBLICIDADE
Notícias

Juros mais altos levaram consumidor a buscar o consignado em março, diz o BC

12:50 | 24/04/2015
O chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Tulio Maciel, avaliou nesta sexta-feira, 24, que o ambiente de elevação de taxa de juros leva os tomadores a buscarem modalidades com taxas mais baixas, como o crédito consignado. "É uma estratégia lógica. O aumento do crédito consignado pode estar refletindo essa migração", comentou.

Já o uso do cheque especial apresentou redução importante do ritmo de crescimento. Devido à volatilidade da modalidade, o BC diz não ter explicações para esse movimento. "Sem dúvida, no entanto, a taxa de juros elevada influencia essa redução", completou.

Segundo Maciel, a expansão do crédito em torno de 11% veio em cenário de inadimplência baixa, próxima do piso, e elevação das taxas de juros seguindo o ciclo de aperto monetário. Ele destacou que, em março, o crédito direcionado para pessoa física seguiu em moderação e o crédito para empresas com recursos livres também mostrou arrefecimento em algumas linhas, como capital de giro. "Nossa previsão para a expansão do crédito no ano segue em 11%", disse.

TAGS